19 de junho de 2011

Projetos de Sistemas de Irrigação

A irrigação não deve ser considerada isoladamente, mas sim como parte de um conjunto de técnicas utilizadas para garantir a produção econômica de uma determinada cultura, com adequados manejos dos recursos naturais, devendo ser levado em conta os aspectos de sistemas de plantios, de possibilidades de rotação de culturas, de proteção dos solos com culturas de cobertura, de fertilidade do solo, de manejo integrado de pragas e doenças, mecanização, etc., perseguindo-se a produção integrada e a melhor inserção nos mercados.
A implantação de um programa de manejo de irrigação requer conscientização, com visão integrada, tecnologia de ponta e operacionalidade, além de possibilitar a otimização do uso de insumos, aumento da produtividade e rentabilidade e ampliação da área irrigada em locais com limitação dos recursos hídricos, e ainda contribui para implantação de exploração sustentável, preservando o meio ambiente pela utilização adequada da água e energia, não promovendo percolação profunda, lixiviação de produtos químicos e contaminação do lençol freático.
O conhecimento certo e especializado na construção de projetos de sistemas de irrigação favorece a implantação correta da irrigação e garantirá que os objetivos do produtor sejam alcançados de maneira satisfatória.

Época Adequada para a Irrigação

Para decidir qual o momento correto para promover a irrigação é preciso avaliar e interagir vários fatores: o tipo e a fase da cultura, o tipo de solo e a umidade atual do solo, o clima, o sistema de irrigação utilizado e o sistema de manejo adotado. A irrigação deve ser feita antes que a razão entre a quantidade de água no solo disponível para as plantas e a necessidade hídrica da cultura não diminua, de forma que propicie redução na produtividade, em níveis quantitativo e qualitativo.
Dentro desse contexto, alguns conceitos devem ser abordados como o de Turno de Rega e Período de Irrigação, sendo estes de grande importância para o dimensionamento de um sistema de irrigação. O Turno de Rega (TR) é o intervalo de tempo, quase sempre em dias, entre duas irrigações. Pode-se calculá-lo relacionando a lâmina líquida de irrigação (irrigação real necessária) com a evapotranspiração diária. O Turno de rega variará em função da evapotranspiração da cultura e da profundidade efetiva do sistema radicular (Z), ambos variam com a fase de desenvolvimento da cultura. Para cada fase de desenvolvimento existe um Kc específico que definirá a evapotranspiração da cultura e também haverá uma profundidade efetiva do sistema radicular da cultura em desenvolvimento.

Fonte: Manual do Curso de Irrigação CPT/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário